Filosofia e Ciência
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE – CCBS
CURSO DE BACHARELADO E LICENCIATURA EM PSICOLOGIA
INTRODUÇÃO A FILOSOFIA I
PROFESSOR THIAGO
Aluna: Andressa Ribeiro
Atividade equivalente a primeira nota - questão 2 escolhida
O que é filosofia? Diferencie de ciência.
Filosofia é a principio ser um ser humano, pois segundo Descartes: “penso, logo existo”, todos os homens tem uma necessidade nata de pensar em algo, em qualquer coisa, então já está filosofando nem ao menos perceber. Filosofia é filosofar, filosofar é ir a fundo a um pensamento, tentar conhecer sua essência. A filosofia só depende dela mesma para existir, e consequentemente do pensador.
Segundo o texto de Martin Heidegger a ciência só existe pelo perguntar, pelo questionar com o objetivo de descobrir algo. Da visão geral filosofia pode ser denominada ciência, mas se estudarmos a fundo essa discursão iremos ver que não é bem assim.
Como a filosofia pode ser ciência se a ciência vem da filosofia? Se não houvesse a necessidade de pensar em algo, como a ciência pura e as demais iriam se formar? Antigamente para os gregos matemática e medicina eram filosofias e não ciências, depois de algum tempo que os estudos foram se aprimorando e essas categorias passaram a ser ciência, não deixando assim de ser filosofia. Tudo que é ciência é filosofia, mas nem tudo que é filosofia é ciência.
Segundo o texto: “...a ciência tem sua origem na filosofia, pôde-se designar a origem na ciência, a saber, a filosofia, ela mesmo como ciência, sim, até mesmo como a ciência originaria e a ciência absoluta, determinando-a como tal.”
O termo filosofia vem de amor da sabedoria, para alguns é entender/compreender, compreensão/entendimento. Cicero diz: “Tudo o que se constitui como uma compreensão das coisas em sua essência própria e como um saber ligar com essa essência foi chamado de filosofia”. O homem procura entender o mundo em sua totalidade, então filosofa. Enfim,