Filosofia (resumos)
A retórica sofista tem objectivos meramente práticos, preocupando-se mais em persuadir e manipular o auditório do que com a verdade do seu discurso. A retórica filosófica tem como principal objectivo procurar a verdade e levar o auditório a aderir á tese do orador, mas sempre tendo por base a verdade.
Bom e mau uso da retórica:
Bom uso da retórica – a retórica é utilizada como uma discussão racional dos argumentos, que pressupõe a livre adesão do auditório, respeitando princípios éticos de diálogo. No bem uso da retórica verifica-se predominância do logos e é utilizado para procurar a verdade. Mau uso da retórica – a retórica é utilizada para persuadir e manipular, visando a adesão do auditório sem se preocupar com a verdade ou falsidade do discurso.
Distingue gnosiologia, fenomenologia e epistemologia:
Gnosiologia é uma área da ciência que se debruça no conhecimento em geral e tenta compreender como é que o homem capta a realidade e a compreende.
Fenomenologia é a discrição do processo de conhecer e explica a correlação entre os elementos de conhecer (sujeito e objecto). Epistemologia é uma área da ciência que tenta compreender o rigor de determinadas ciências.
Quais os elementos constituintes do acto de conhecer e como se relacionam:
Os elementos constituintes do acto de conhecer são o sujeito, o objecto e a correlação entre eles.
O sujeito é activo e capta o objecto que é passivo e se dá a conhecer, sendo da correlação entre eles que resulta o conhecimento.
Como se justifica o conceito de conhecimento segundo Platão:
Segundo Platão, o conhecimento é uma crença verdadeira e justificada. É uma crença, porque é algo em que se acredita e é verdadeira porque é sempre verdade para quem acredita e justificada, porque precisa também sempre de uma justificação para compreender se corresponde á realidade
Explica os conceitos a priori e a