FILOSOFIA PUC primeiro semestre
Segundo o artigo 5º da Constituição Federal do Brasil “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, tendo direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”. Nesse âmbito, podemos perceber que, a pesar de todas teorias existentes (evolucionista, criacionismo fixista e evolucionismo espiritualista teleológico), somos seres que exigem a vida em sociedade, buscando por afeto, psicológico e espiritual. Não sendo, então, apenas animais racionais.
A evolução nos torna cada vez mais complexos, fazendo com que sejamos únicos e que nos construirmos ao longo da vida.
Assim, através da moral, ao termos direitos, temos também, deveres com o próximo, sempre buscando pela integridade da sociedade. Porém, nos dias atuais, agir humanamente está cada vez mais difícil, pois, como Rosseau mencionou: “O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe”. 2- Qual a sua definição de política?
Como política temos a referência da vida no “polis”, ou seja, onde exista organização a partir de regras e decisões visando o bem comum.
Assim, problemas políticos sempre são, problemas de todos os membros da sociedade também, pois, normalmente, afetam a organização, funcionamento e objetivo da maioria.
Não obstante a isso, no Brasil, atualmente e historicamente, nos deparamos com grandes falhas no governo, as quais nos submetem a grandes diferenças sociais, não possibilitando, a muitos, aquilo que deveria ser indispensável para a vida humana, como saúde, alimento, escola, moradia, etc. Além disso, a moral dos governantes, muitas vezes, não prevalece diante de algumas oportunidades.
Em suma, é perceptível que há a necessidade de se encontrar uma organização social que busque realmente o bem da sociedade, visando a solução das divergências e respeitando os direitos de cada um.