Filosofia Problema da Origem do Estado
1. Origem Natural - Estabelecer organização , autoridade e tornar a vida possível e feliz.
Aristóteles - O homem não consegue viver só, origem do Estado devido essa consequência. Além de um ser sociável, ele é um ser político - Aristóteles.
Hegel - Espírito absoluto, Estado se originaria através dele Para Hegel a questão de Natureza de Aristóteles seria o Espírito absoluto.
Marx - toda a sociedade é baseada entre relação entre os homens, feita de tal modo q lhe é concedido satisfazer problemas entre si. Ele é contra a ideia idealista de Hegel A cara do Estado não se deve a natureza e sim a ação humana, trabalho, controle e domínio da natureza. Marx era contra teoria d Santo Agostinho.
2. Origem Convencional - O Estado surgiu como resposta para minimizar os conflitos, nasce à razão social de dever. Ele sita alguns filósofos sem se aprofundar.
Benedito Spinoza e Tomaz Hobbes - Instituição de contrato social para amenizar conflitos, a sociedade teria mais deveres que direito. A força que promove a unidade, estabelece o direito e realiza a justiça.
John Locke e Rousseau – Defende a razão e a liberdade dos cidadãos. Rousseau(Contrato social) - soberano deveria dirigir o Estado conforme a vontade do povo. Apenas um Estado com bases democráticas teria condições de oferecer igualdade jurídica a todos os cidadãos.
Thomas Hobbes - Geração do Estado "Ante a tremenda e sangrenta anarquia do estado de natureza, os homens abdicaram em proveito de um homem ou de uma assembléia os seus direitos ilimitados, submetendo-se à onipotência da tirania que eles próprios criaram." John Locke - Sociedade Política "Baseado no consentimento de todos a aceitar o principio majoritário, dando nascimento à Sociedade Política." Jean Jacques Rousseau - Pacto Social "Contrato ou Pacto Social deve ter sido - geral, unânime e baseado na igualdade dos homens,