Filosofia Paulo Barbosa
QUAL A IMPORTÂNCIA OU UTILIDADE DA FILOSOFIA?
Muitos indagam acerca da serventia ou da utilidade da filosofia. A esta indagação deve-se antes de tudo responder que a filosofia não tem utilidade no sentido de trasnformação do mundo, no sentido de praxis, como apregoam os materialistas de todos os matizes, mas que a verdadeira importância ou utilidade da filosofia reside em poder aperfeiçoar às mais nobres faculdades do homem, a inteligência e a vontade, humanizando-o, desta maneira.
O homem é um ser que transcende o tempo, é um ser inquieto, sempre em busca de algo a mais, não se saciando somente com o ofertado pelas construções humanas seccionadas em especializações nos mais variados campos do saber. Ora, esta sede de conhecimento, e de conhecimento total, global, universal, é saciada ou, expressando-se melhor, profundamente mitigada pela filosofia, visto ser somente este saber - o filosófico - capaz de oferecer ao homem o conhecimento dos fundamentos últimos, dos porquês profundos, acerca dos três objetos possíveis e passíveis do conhecimento humano: o mundo, o homem e Deus.
Vê-se, pois, que as questões ventiladas pela filosofia são as mais vitais e humanas que podem ser concebidas, e que, quando bem resolvidas, nutrem o homem com valores e realidades trancendentais, alimentando-o e saciando-o no seu mais intimo, e melhor ainda, dando razões ou sentido para o viver, o sofrer e o morrer.
Vejamos de forma bem simples, para satisfazer aos simplórios que indagam muitas vezes sarcasticamente qual o valor da filosofia, algumas de suas utilidades:
1ª UTILIDADE: AQUISIÇÃO DO ESPÍRITO FILOSÓFICO
A filosofia verdadeira, aquela que investiga as causas primeiras do ser, quando cultivada pelo homem, o faz contrair o hábito de penetrar até ao fundo das coisas e de tomar as questões pelo aspecto mais importante, desenvolvendo, portanto, qualidades superiores, gosto pelas grandes generalizações e visão sintética, que alcança vastos