Reportagem Diversidade Religiosa
Nos últimos anos podemos observar o surgimento inúmeras adaptações nas religiões, nunca se viu tamanha diversidade como é vista na atualidade, e claro, em países que recebem diversas influencias culturais, como Brasil, sincretismo e crenças enriquecem nossa experiência na humanidade.
Muitos segmentos têm suas crenças em tradições milenares, como as religiões adotadas da África, que hoje, são conhecidas mundialmente. As religiões tradicionais africanas são aquelas praticadas no continente africano, mas, com as novas influências e multiplicidades de religiões, adotamos um novo segmento “Afro-brasileiro”. Nele, contemos diversas religiões adotadas do Hinduísmo, cristianismo e Islamismo. O Candomblé e a Umbanda são grandes religiões adotadas do Afro-brasileiro.
No dia 07 de Setembro 2014 ocorreu no Rio de Janeiro, a 7° edição da Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. A mobilização é uma iniciativa da Comissão de Combate à intolerância religiosa (CCIR) e a cada ano envolve mais pessoas pela liberdade de culto. A entidade busca sensibilizar a sociedade sobre o tema que hoje é massificado, e reivindicar mais ação do poder público diante à violência e discriminação contra comunidades religiosas no Brasil. Além disso, o evento aborda acontecimentos recentes que expõem os perigos do fundamentalismo religioso que confronta direitos humanos, inclusive o crescimento de denúncias de ataques a cultos afro-brasileiros.
A CCIR foi criada em 2008, onde estiveram presentes 20 mil pessoas à caminhada. O maior público se deu na 5° edição, quando 210 mil lotaram às ruas do Rio de Janeiro. A comissão é uma organização da sociedade civil, criada por lideranças religiosas de umbanda e candomblé, mas que agrega espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, malês, bahá’ís, evangélicos, hare Krshnas, budistas, ciganos, wiccanos, seguidores do Santo Daime, ateus e agnósticos.
Entrevistamos pessoas de diversas religiões para entender essa diversidade e aceitação.