FUNDAMENTOS SÓCIOS FILOSÓFICOS
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CONTABILIDADE
PROFESSOR: ROBSON DE PAULA
TURMAS: A312 / C312
FUNDAMENTOS SÓCIOS FILOSÓFICOS
BELFORD ROXO
SETEMBRO 2012
UNIABEU – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS E CONTABILIDADE
DISCIPLINA FUNDAMENTOS SÓCIOS FILOSÓFICOS
PROFESSORA: ROBSON DE PAULA
Aluna:
.
Primeira Questão
I - Apresente a ideia principal das matérias indicadas acima.
R: A influência da igreja nas questões de saúde pública e políticas do Estado.
II – Considerando as discussões propostas nas reportagens 1 e 2, reflita sobre a influência do religioso nas sociedades democráticas.
R: Moramos num estado laico, ou seja, democrático, não num estado religioso. As nossas escolhas não podem ser analisadas somente pela opção religiosa. Muitas pessoas acreditam que se não respeitarem as leis de Deus, vão ser castigadas ou até mesmo excomungadas.
III – Apresente o ponto de vista do grupo a respeito das temáticas abordadas nas reportagens.
R: Com relação ao aborto, a igreja intervém mais pelo fato de muitas mulheres recorrerem ao aborto inseguro, ou seja, clandestino, colocando suas vidas em risco. Na questão política, essa influência é devido ao questionamento de promover a igreja através da política. Claro que uma pessoa religiosa pode se candidatar, porém tem que reconhecer seus deveres e direitos quanto governantes do Estado defendendo assim suas propostas perante a sociedade.
Segunda Questão
Em que medida pode – se estabelecer uma descontinuidade entre a narrativa acima e a pré – socrática? Explique. R: A união do céu com a Terra, segundo a filosofia pré – socrática, propiciou a criação de deuses, a comunhão entre eles, surgindo assim os sentimentos e trazendo também as diversidades religiosas.
Terceira Questão Pode – se dizer que essas narrativas são míticas? Justifique. R: Sim, por que