ECOLOGIA
1.1 ECOLOGIA & ECOSSISTEMA.
Segundo Linhares e Gewandsznajder (2005, p.451,452), “a ecologia (Oikos= casa; logos = estudo) é a ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as consequências dessas relações”. A preocupação com a comunidade, população e ecossistema.
“As populações são formadas quando vários indivíduos da mesma espécie passam a viver em uma mesma área e mantém relações entre si.” Como a população humana, quanto se mantem uma relação, denomina-se de comunidade, “a interação da comunidade com o ambiente físico forma o sistema ecológico ou ecossistema”.
O ecossistema é um sistema dinâmico formado pelos organismos, pelo meio físico - químico e pelas interações que estabelecem entre si. Também fazem parte de um sistema todos os componentes abióticos. Segundo Faria (2009), "Existem quatro componentes principais: os abióticos, que são os componentes básicos do ecossistema; os seres autótrofos, geralmente as plantas verdes, capazes de produzir seu próprio alimento através da síntese de substâncias inorgânicas simples; os consumidores, heterotróficos - que não são capazes de produzir seu próprio alimento", ou seja, os animais que se alimentam das plantas ou de outros animais; e os decompositores, também heterotróficos, mas que se alimentam de matéria morta.
Os compostos orgânicos são utilizados dentro do ecossistema como nutriente para os produtores, segundo Faria (2009) "A totalidade destes organismos interagindo em um determinado local de forma a criar um ciclo de energia, caracterizando os níveis tróficos da cadeia alimentar constitui um sistema ecológico ou ecossistema, independentemente da dimensão do local onde ocorrem essas relações. Mas não se deve confundir "ecossistema" com "bioma". Segundo Faria (2009)” O bioma é mais abrangente e é predominante definido de acordo com um conjunto de vegetações com característica semelhantes além de outros requisitos (como a Mata Atlântica), geralmente