Filosofia para um jovem
De que trata a ética?
Segundo Savater, os seres humanos podem inventar e escolher em parte a sua forma de vida; a ética é conseguirmos optar pelo que nos convém e parece melhor para nós, ao invés do que não nos convém. É saber viver e é característico dos seres humano. Será fácil saber viver?
Justifique a resposta.
Não. Tal como podemos inventar e escolher em parte a nossa forma de vida, também podemos enganar-nos.
Assim, devemos ser cautelosos e estar atentos, procurando um saber viver que nos permita acertar.
Distinga a diferença do viver humano e do viver animal?
O viver animal é como que programado.
Tudo o que eles fazem, fazem porque tem de o fazer enquanto que o viver humano se caracteriza por termos liberdade na ação, ou seja, as nossas ações são realizadas por um agente consciente, com vontade própria.
Explique em que consiste a prova do filósofo romano?
A prova do filósofo romano permitiu aos filósofos que não acreditavam na liberdade humana (“para todos os homens, não há maneira de evitar fazer o que fazem“) mudar de opinião. Se os humanos não pudessem de facto, evitar fazer o que fazem, então o filósofo não podia deixar de dar pauladas ao amigo não importa o que ele lhe dissesse, porque ele não podia evitar fazer o que estava a fazer.
Assim, os filósofos admitiram que ele podia livremente deixar de lhe dar pauladas, ou seja, era livre de fazer o que queria – tinha liberdade de agir.
-Capítulo II -
Ordens, costumes e caprichos
Analise os diferentes motivos que levam o homem a agir
Segundo o autor, existem três motivos principais para a ação do homem
(existindo também outros motivos, mais diretamente funcionais, sobre os quais não se dão explicações), sendo estes as ordens , os costumes e os caprichos. As ordens retiram a sua força do medo, mas também do afeto e da confiança que temos em quem nos ordena.