Filosofia para quê?
Introdução
Este presente trabalho é um resumo acadêmico do texto Filosofia para quê?, de Hilton Ferreira Japiassu, um grande filosofo brasileiro. Fala sobre a importancia da filosofia desde o seu nascimento até os dias de hoje.
1. O QUE É FILOSOFIA?PARA QUE ELA SERVE? Filosofar é formar e desenvolver o espírito crítico aprender a julgar a si mesmo. Nesse tópico o autor faz um histórico sobre conceitos da filosofia segundo alguns mestres do pensar como:
Descartes “é o estudo da sabedoria e a busca da verdade.”
Bérgson: “Uma visão única e global do todo.”
Freege:”O estudo critico da língua e de seu uso em geral.”
Wittgenstein:o objetivo da filosofia é a ”Clarificação lógica dos pensamentos.”
Deleuze e Gattari:”arte de formar inventar e criar conceitos.”
Hegel:”Como fundamento do racional,é a inteligência do presente e do real ,não a construção de um alem.”
Kant:”Sistema de conhecimento racional a partir de conceitos.”
2. DEVEMOS FILOSOFAR?
Aristóteles apresenta duas resposta uma afirmativa e a outra negativa, a primeira já nos autoriza a filosofar quanto a negativa precisa ser justificada e para isso já estamos fazendo a filosofia como conseqüência não podemos deixar de filosofar! 3.1 Para os que a pré-julgam, a invocação do termo filosofia emerge um duplo sentido: a) Um leve menosprezo pelo que não comporta nenhuma incidência prática: b) Uma espécie de reverencia meio temerosa pelo que se encontra tão afastado de nossas preocupações mais cotidianas.
3. FILOSOFIA X CIÊNCIA
O Autor traça um paralelo entre filosofia e ciência: Cientistas do século XX declaravam categoricamente que a filosofia não deu nenhuma contribuição positiva ao conhecimento cientifico, filósofos apresentavam a ciência: uma visão dominadora e negativa.
Surgiu então o empirismo: movimento que acredita que a experiência é a única ou a principal formadora de idéias opondo se ao