Gorduras
Formula estrutural:
É composta por triglicerídeos, cujos ácidos graxos são saturados. A ligação entre carbonos é do tipo simples, quando a temperatura está ambiente ela é encontrada no estado sólido.
Fonte:
Este tipo de gordura é sintetizada por animais e certos vegetais, como o côco e a palma, que apresentam um tipo de ácido graxo de cadeia média (entre 8 a 12 carbonos) e que levam ao aumento de colesterol ruim no sangue. Está presente na manteiga, banha, bacon, queijos curados, toucinho e carne.
Benefícios e Malefícios:
Esta Gordura está associada a problemas de obesidade, arteriosclerose, colesterol alto e diversos tipos de cancro. A gordura saturada é responsável por elevar a taxa de colesterol ruim (LDL) na corrente sanguínea, resultando em uma maior produção de placas de gordura, sendo que estas acumulam-se nas artérias, obstruindo-as.
A sugestão é que essa gordura seja consumida em quantidades necessárias para o organismo, pois quanto menor for sua ingestão, melhor é para o organismo.
Gorduras Insaturadas
Formula Estrutural:
Essa gordura é líquida em temperatura ambiente colabora para redução do colesterol “ruim” LDL, sem reduzir o colesterol “bom” - o HDL e a poliinsaturada (com mais de uma ligação dupla de carbono). Faltam alguns átomos de hidrogênio em sua molécula e, por isso, ocorre uma ligação dupla entre os carbonos.
Fonte:
É encontrado no azeite de oliva, castanhas, óleo de canola, abacate, semente de linhaça e determinados peixes, como atum, salmão, truta e cavala.
Benefícios e malefícios:
Ajuda a reduzir o colesterol ruim, o triglicérides e a pressão arterial.
Gordura Trans A gordura trans é o nome dado à gordura vegetal que passa por um processo de hidrogenação natural ou industrial. A gordura trans não é sintetizada pelo organismo e, por isso, não deveria ser consumida nunca.
Os alimentos que mais contêm gordura trans são bolachas, pipocas de microondas, chocolates, sorvetes, salgadinhos e todos os