Filosofia pag 178
Questões:
Página 178
02) Porque não se pode dizer que a dúvida de Descartes o transforma em um filósofo cético?
A dúvida metódica é um instrumento metodológico comque o filósofo francês Descartes procurou chegar à prova da existência de verdades absolutas, logicamente necessárias e de reconhecimento universal, tal como exige a defesa do Dogmatismo por elepreconizada e defendida, na questão da possibilidade do conhecimento.
Este método consistia da filtragem de todas as suas ideias, eliminando aquelas que não se afigurassem como verdadeiras e fossemdúbias, e apenas retendo as ideias que não suscitavam qualquer tipo de dúvida.
Descartes para dar seguimento a este processo isolou-se no seu quarto durante vários dias em profunda reflexão. RéneDescartes sendo dogmático ou seja, acreditando na possibilidade de conhecer a realidade e apreender mentalmente as suas características, apenas usou o processo da dúvida, enquanto método para atingir o fimda descoberta de verdades absolutas, não se podendo associar-lhe ou conceder-lhe o estatuto de céptico, ou seja da corrente oposta que nega a possibilidade de conhecer qualquer parte integrante darealidade.
O empirismo não possui corrente filosófica pelo fato de não ser ciência. É o empirismo uma prática realizada pela crença popular e pela tradição. Por exemplo: Uma rezadeira que promete a cura de câncer, aids, bronquite etc, pratica o empirismo advindo das crenças e práticas antigas de tradições sem laices científica e racional.
O racionalismo, teve sua origem na separação de ciência da religião, onde a filosofia da razão translada os séculos, nos conduzindo ao século VI antes de cristo, advinda da Grécia antiga por Drácon, evoluindo através de Sócrates, Platão, Aristóteles e chegando até a nossa era por intermédio dos grandes pensadores e filósofos que se destacaram durante o limiar da nossa história, amadurecendo paulatinamente o positivismo da ciência, que indeclinável, caminha em