Filosofia na idade antiga
No presente trabalho o grupo tem como tema A filosofia na idade antiga, temos como objectivos específicos o marco principal da filosofia neste período e o legado dos precursores. Prometemos desmistificar todas as máximas filosófica de que o trabalho dispõe, iremos exemplificar as máximas consoante o filosofo, vamos também citar os principais filósofos neste período nomeadamente Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes, Heraclito, Parménides, Sócrates, Platão e Aristóteles tudo isto de forma cronológica, isto é, consoante ao tempo, de forma a não deturpar a organização e a leitura do presente trabalho.
A filosofia na antiguidade.
Quando procuramos a origem no plano humano da nossa cultura, desta a que chamamos ocidental, que é também a que predominou no mundo civilizado, remontamos sempre á Grécia antiga e dali não passamos.
Os gregos foram um povo excepcionalmente dotado para o pensamento filosófico, e costuma procurar-se nele a origem da filosofia, história da filosofia coloca em perspectiva o conhecimento filosófico e apresenta textos e autores que fundamentam nosso conhecimento até hoje.
A filosofia é um saber específico e tem uma história que já dura mais de 2.500 anos. A filosofia nasceu na Grécia antiga - costumamos dizer - com os primeiros filósofos, chamados pré-socráticos. Mas a filosofia não é compreendida hoje apenas como um saber específico, mas também como uma atitude em relação ao conhecimento, o que faz com que seus temas, seus conceitos e suas descobertas sejam constantemente retomados.
Tales de Mileto foi os primeiros pensadores que podemos chamar de filósofo. Como outros pré-socráticos, Tales dedicou-se a caracterizar o princípio ou a matéria de que é feito o mundo. Sustentou que este princípio era a água
Pré-socráticos.
Os filósofos que viveram antes da época de Sócrates, como Parménides e Heraclito, investigaram a origem das coisas e as transformações da natureza. De seus textos só restaram fragmentos. O