FILOSOFIA MODERNA
ESTEFANI BALIEIRO BARBOSA
FILOSOFIA MODERNA
SANTANA-AP
2014
ESTEFANI BALIEIRO BARBOSA
FILOSOFIA MODERNA
SANTANA-AP
2014
INTRODUÇÃO Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XX, mas a filosofia desenvolvida dentro desse período está fragmentada em vários subtópicos, e escolas de diferentes períodos, tais como: Filosofia da Renascença Filosofia do século XVII Filosofia do século XVIII Filosofia do século XIX.
A modernidade é uma ruptura com a tradição, oposição entre o antigo e o novo, valorização do novo, ideal de progresso, ênfase na individualidade, rejeição da autoridade institucional (Igreja) Costuma ser entendida como um ideário ou visão de mundo que está relacionada ao projeto de mundo moderno, empreendido em diversos momentos ao longo da Idade Moderna e consolidado com a Revolução Industrial. Está normalmente relacionada com o desenvolvimento do Capitalismo.
Características da Filosofia Moderna Humanismo: é a filosofia moral que coloca os humanos como principais, numa escala de importância. Conceitos associados: Neoplatonismo, Antropocentrismo, Hedonismo, Racionalismo, Otimismo e Individualismo. O Humanismo afirma a dignidade do homem e o torna o investigador por excelência da natureza. A Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão iniciado no século XVI por Martinho Lutero, que, através da publicação de suas 95 teses, protestou contra diversos pontos da doutrina da Igreja Católica, propondo uma reforma no catolicismo.O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformados ou protestantes, originando o Protestantismo.
Um dos pontos de destaque da