Filosofia Moderna
3) Essa racionalidade pode ser traduzida por meio de mecanismos físicos e matemáticos. Para Galileu, por exemplo, “o livro do mundo está escrito em caracteres matemáticos”. Toda a realidade possui uma estrutura profunda e invisível, mas matemática, basta utilizar os métodos corretos para decifrá-los.
Diante de tais posições quanto ao estudo filosófico e científico, nascem as novas concepções de mundo. Os homens buscam demonstrar suas teses não apenas utilizando-se da expressão escrita, mas também construindo aparelhos mecânicos que culminarão na evolução da própria vida cotidiana. O homem é capaz de conhecer e transformar qualquer aspecto da realidade e da natureza e inclusive dominar as próprias emoções, baseando-se na razão.
René Du Perron Descartes (1596-1650) – Foi o Fundador do cartesianismo que deriva de seu nome latino Renatus Cartesius. Ao formular o axioma Cogito ergo sum, “Penso, logo existo”, Descartes deu origem ao método dedutivo, base para um novo conceito de filosofia. Este método consistia em duvidar de tudo, tendo como referência a intuição, que constitui a existência do ser que pensa, e o critério, que é a própria evidência. Um dos princípios fundamentais do pensamento cartesiano está na coexistência de dois conceitos opostos: espírito e matéria, no ser humano alma e corpo. O primeiro refere-se ao pensamento. Mesmo que o espírito e a matéria se unam, um não afetará o outro ou se excluíram mutuamente.
Francis Bacon (1561-1626) – O principal objeto de analise da teoria filosófica de Francis Bacon é reedificar a ciência utilizando-se de novas bases. Ele teria chegado a formular um método que,