Filosofia moderna
R = A filosofia manifesta e exprime os problemas e as questões que em cada época de uma sociedade, os homens colocam para si mesmos diante do que é novo e ainda não foi compreendido. Por isso Está na História
E por dar as respostas, as soluções e as novas perguntas que os filósofos de uma época oferecem tornam-se saberes adquiridos que outros filósofos prosseguem ou tornam-se novos problemas que outros filósofos tentam resolver. Por esse motivo tem uma História.
2º - Apresente quando se iniciou a Modernidade, destaque os grandes acontecimentos que foram fatores de mudança e marcaram fortemente este período da história da humanidade.
R = Filosofia moderna é toda a filosofia que se desenvolveu durante os séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX; começando pelo Renascimento e se estendendo até meados do século XIX.
Podemos citar as obras “MEDIAÇÕES” de René Descartes e o “TRATADO” de George Berkeley, onde se fazia referência a questões tais como da prova da existência de Deus e da imortalidade da alma.
E “A VIRADA EPISTEMOLÓGICA” que segundo Immanuel Kant, a filosofia claramente passa a ser incarada como uma atividade de clarificação das proprias condições do conhecimento humano.
3° - Comente as “grandes linhas do pensamento que predominaram na Renascença”.
R = São três as grandes linhas de pensamento que predominavam na Renascença:
1) Aquela proveniente de Platão, do neoplatonismo e da descoberta dos livros do Hermetismo; nela se destacava a idéia da Natureza como um microcosmo (como espelho do Universo inteiro) e pode agir sobre ela através da magia natural, da alquimia e da astrologia, pois o mundo é constituído por vínculos e ligações secretas entre as coisas; o homem pode também, conhecer esses vínculos e criar outros, como um deus.
2) Aquela originária dos pensadores florentinos, que valorizava a vida ativa, isto