filosofia de Thomas Hoobes
1.O Estado de natureza, segundo Thomas Hobbes é quando não existe regras nem governo que estabeleça leis para todos numa sociedade em completa desordem. O homem tinha liberdade natural, porém vivia em conflito constante sem saber que é certo ou errado uma “guerra de todos contra todos” utilizando da força física para atingir seus objetivos, através da violência, do medo, insegurança, numa situação de anarquia. O homem dita sua próprias leis seus valores é crenças naquilo que ele acreditava a única defesa era o ataque, e o direito que cada indivíduo possui é a autodefesa. O homem vive isolado na sociedade em constante conflito é um ser egoísta e individualista só defende seus interesses o que importa para ele é preservar sua própria vida que e seu bem maior.
2.O Estado Civil- Político (Estado-Laviatã) segundo Thomas Hobbes foi criado para manter a ordem da sociedade, que estava em complete desordem através de um pacto social ou contrato, onde os indivíduos delega o poder absoluto para um representante que é o Estado, podendo ser governado por uma pessoa ou um grupo de pessoas. O Estado vai garantir ao indivíduo a segurança, é a paz, criando leis para manter a ordem na sociedade. Sem a intervenção do Estado junto com a aplicação das leis o homem não teria capacidade em viver em harmonia na sociedade, pois iria está em guerra constante com a violência com o outro para garantir sua sobrevivência. Então a razão é a forma que o homem conclui viver em sociedade garanti o seus direitos , é a preservar a sua espécie.
3. Segundo a teoria de Thomas Hobbes o Brasil no momento está sobre Estado de Natureza. Infelizmente a população está cansada de viver com a sensação de insegurança, com medo, trancadas dentro de suas próprias casas para se refugiar da violência que assola toda sociedade. Na falta da segurança as pessoas estão fazendo o papel de justiceiro em defesa da sua própria vida essa atitude é sinal que as