Filosofia da tecnologia
Recife/PE
2012
QUESTÕES PARA ESTUDO
1) Você pensa que o indutivismo é adequado como teoria do método científico? Se não é, por que tantos cientistas em atividade atêm-se a ele?
O indutivismo não é adequado como teoria do método científico porque de acordo com Karl Popper, por detrás da ideia de indução, encontra-se a convicção errada de que o investigador pode observar e experimentar a realidade sem pressupostos e sem preconceitos. Não se pode admitir que o espírito do investigador se comporte como uma tábua rasa, já que tal seria ignorar o fato de que sempre se observa e se experimenta em função de problemas, teorias e modelos que condicionam a investigação. Quer na vida cotidiana quer na ciência, a observação não é o primeiro passo; há sempre algo que orienta o conhecimento – antecipações e expectativas na vida quotidiana; teorias no plano da ciência. É falso que o cientista parte de observações, tentando generalizá-las. Muitos cientistas utilizavam o método da indução por não ter consciência das suas implicações. Kant explica que princípios embutidos na mente humana, fazem que organizemos nossa experiência de maneiras que permitam a regularidade e indução.
2) As teorias científicas são refutadas decisivamente por contra-indícios ou elas “dançam segundo a música”, por assim dizer, sendo reajustadas para corresponderem ao que era contra-indício para a versão antiga? Dê um exemplo, não do capítulo, se possível.
A ciência é composta de conjeturas ou adivinhações audaciosas e de refutações ou testes negativos decisivos. Na medida em que uma hipóteses sobrevive ao teste e aos contra-indícios apresentados, ela é cientificamente conservada ou não. Como exemplo temos a teoria do universo geocêntrico é o modelo cosmológico mais antigo. Na Antiguidade era raro quem discordasse dessa visão. Entre os filósofos que defendiam esta teoria, o mais