Filosofia da educa o MAria Lucia Aranha
Diferentes olhares
Olhamos o mundo e a nós mesmos de diversas formas como: mito, religião, senso comum, ciência, arte e filosofia, por meio do nosso cotidiano: quando um cientista elabora um conhecimento em uma área especifica, usando o senso comum da vida cotidiana, ou uma pessoa se aproxima de Deus através da religião, mas pode buscar na filosofia a justificativa racional sobre a existência de Deus.
Podemos olhar o mundo por diferentes olhares, entre eles:
Mito: Dispensa argumentos e fundamentações, basta acreditar em algo por intermédio de fé ou crença, normalmente está ligado ao religioso e ao espiritual, o mito é cultural, então é uma opinião respeitada, entre os povos tribais o mito dominava o pensar, o agir e o valorar das pessoas. Só devemos tomar cuidado para que os mitos não nos façam mal, como por exemplo, os mitos da “raça pura”, no nazismo.
Senso Comum: Conhecimento herdado por um grupo social. E cabe ao bom senso questioná-lo ou transforma-lo para que se tornem melhor para o grupo.
Ciência: Surgiu no século XVII, quando Galileu estabeleceu as bases de um método cientifico revolucionário transformando a física e a astronomia da antiguidade grega em ciência moderna. Foi à descoberta de regularidade nos fenômenos naturais, estabelecendo leis e teorias aplicáveis, mas ela não anula os outros olhares. A arte e a religião, por exemplo, são maneiras fortes de se autocompreender, e compreender o mundo.
Arte: Entendimento intuitivo do mundo, usando recursos que “falam” ao sentimento e à imaginação. A imaginação é o intermédio entre o vivido e o pensado, mas o pensamento é de natureza analógica.
Filosofia: São indagações, pensamentos sobre os mais diversos assuntos.
O processo do filosofar
Filosofar são perguntas que fazemos sobre os atos do nosso cotidiano. Desde as coisas mais simples, até as mais complexas, mas os pensamentos são diferentes. Nós pensamos diante de filosofias de vida, e os filósofos