FILOSOFIA DA EDUC
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia
Disciplina: Filosofia da Educação I
Educador: João Nascimento Borges Filho
FILOSOFIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Emmanuel Kant (1742-1804), destacado filósofo alemão, costumava dizer a seus alunos que não tinha a pretensão de lhes ensinar de acordo com determinado sistema filosófico, mas sim, ensinar-lhes a aprender a filosofar por si próprios, a formarem, assim, suas próprias opiniões.
A ESSÊNCIA DA FILOSOFIA
Etimologicamente a palavra filosofia é originária do verbo grego philosophein, significando em sua estrutura verbal: amar a sabedoria, amor e respeito pelo saber, desejo de saber.
Com efeito, filosofia é basicamente o desejo, a procura dessa sofia (sabedoria). A essência da filosofia é, pois , procura do saber e não de sua posse.
Se a filosofia é procura, não posse (do saber), pode-se dizer que a ação filosófica é basicamente uma atividade de reflexão. Reflexão advém do verbo latino reflectere, que significa voltar atrás. Filosofar, portanto, significa retomar, reconsiderar os dados disponíveis, revisar, examinar detidamente, prestar atenção e analisar cuidadosamente.
Atribui-se ao Filósofo grego Pitágoras de Samos (que viveu no século V antes de Cristo) a invenção da palavra Filosofia. Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos Deuses, mas que os homens poderiam desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.
A FILOSOFIA E AS CIÊNCIAS
Nota-se que a filosofia distingue-se das ciências pelo ponto de vista em que se coloca . Quando considera um objeto , ela o encara, por assim dizer, sob o prisma dos limites, dos aspectos fundamentais. Nesse sentido a filosofia é a ciência dos fundamentos da realidade. Quando as outras ciências param, onde, sem mais indagar, aceitam os pressupostos, aí entra o filósofo e começa a investigar. As ciências conhecem - mas o filósofo pergunta o que é conhecimento; as outras