Filosofia Contemporanea
Filosofia
Manaus, AM
2015
Escola Estadual Aldeia Do Conhecimento – Prof. Ruth Prestes Gonçalves
*GRUPO* 1º Ano 1 Ensino Médio – Noturno
{Henrique} - {Raphael} – {Caio} – {Fabrício} - {Carlos} – {Wallyson}
Filosofia Contemporânea
Trabalho solicitado pelo
(Prof. Aroldo). Da disciplina
De (Filosofia). Para obtenção
De nota parcial do (2º Bimestre).
Manaus, AM
2015
Introdução
A filosofia contemporânea estendendo-se de meados do século XIX até nossos dias, é o período mais complexo de definir, afinal está em construção, e não temos o distanciamento afetivo e cronológico para nos ajudar a entendê-lo.
A filosofia do século XX trouxe uma série de desenvolvimentos teóricos contrários em relação ao que se refere à validade do conhecimento através de conceitos e abstrações absolutas, isto é, afirmações universais ou leis gerais. As certezas decorrentes do pensamento clássico foram derrubadas, embora permaneçam como problemas sociais, econômicos e científicos, juntamente com formas novas de conflito e reivindicações concernentes à organização geopolítica e epistêmica do sistema-mundo contemporâneo. O que é a lógica e o que é a ética? São novas perguntas que existem a partir da filosofia do século XX.
Entretanto, essa filosofia era demasiado diferente para que se possa fixar um padrão que não seja uma série de tentativas de reformar, preservar ou alterar os limites antes concebidos. As formas e caminhos para estes empreendimentos são diversos e distintos. Contudo, suponhamos que seja essencial uma unidade de sentido, diríamos que estas filosofias contestam princípios da ciência moderna (aproximadamente do século XVI ao século XX). Novos estudos na filosofia da ciência, filosofia da matemática e epistemologia acrescentaram, aparentemente, tendências antagônicas na contabilidade da consciência e seus objetos, como expresso nas profundas diferenças entre