Filosofia aplicada ao serviço social
O que é o Mundo?
Um universo constituído por coisas ou objetos e processos, fatos ou eventos. As coisas são semelhantes umas às outras, umas das outras dessemelhantes, umas com as outras integradas, umas das outras separadas. 0 mesmo se dá com os processos ou eventos. Semelhanças e dessemelhanças, integrações e separações, dão-se em graus diversos e sob aspectos variados. Coisas e processos se combinam e continuamente interagem de modo mais simples ou mais complexo. Se a existência ou devier de uma coisa se pode também dizer um processo ou fato, direi também que o Mundo é a totalidade dos fatos.
A Realidade se manifesta primeiramente a partir dos processos e coisas que são mais próximos, por isso mesmo mais familiar. Os eventos do cotidiano, os fatos e os objetos ordinários que povoam a experiência do Mundo. Tudo aquilo que mais imediatamente nos circunda e contém. A vida é vista como um processo em meio a esses processos, a existência, como a de uma coisa em meio a essas outras coisas. Essa porção da Realidade, esse Mundo mais próximo em que a vida mais imediatamente se insere, é por isso mesmo mais importante, tendo por ela um maior interesse existencial.
B - O que é ser humano?
Ao longo da sua curta história, o homem tem procurado explicações sobre quem é, e tem se acreditado o favorito de algum deus, sobre o que é, e tem se acreditado um sistema complexo de músculos, ossos, nervos e humores, sobre como é, e tem se acreditado uma anatomia com vontade, e, sobretudo quanto pode, tem se acreditado sem limitações à sua vontade e ambição. Na procura de entender quem é, o que é, como é, o homem constrói história, religião, ciência, arte. E na explicação do quanto pode, concebe o poder. Essas explicações determinam a construção de modos de comportamento e de modos de conhecimento.
Em outras palavras, seres humanos fazem suas vidas através da sua capacidade de controlar e moldar sua existência.
C - O que é viver em sociedade?