Muay thai
As origens e historia do Muay Thai são desconhecidas e alguns livros de Muay Thai concluem que ele esteve na nação tailandesa desde o passado como uma arte marcial nacional.
Na guerra acredita-se que o Muay Thai foi praticado pelos soldados para se manterem além de velhas armas, como as espadas. Os tailandeses usaram a técnica do Muay Thai principalmente “date” e “teep” para manter seus oponentes a distancia, como também para mantê-los fora de equilíbrio, de forma que eles se rendessem mais facilmente. Alem de usar esta arte para proteger o país, era usada como uma forma de autodefesa (REBAC, 1991).
Muay Thai, como uma parte essencial de direito da cultura tailandesa e das suas raízes. E na Tailândia, é considerado o esporte de reis. Antigamente, assuntos nacionais foram decididos em lutas de Muay Thai. O primeiro grande registro sobre o Muay Thai como luta e também como uma habilidade no campo de batalha, está na época do Rei Naresuan em 1584, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou Muay Thai e deveria utilizar o método, como o Rei também o fez. Lentamente o Muay Thai se mudou para longe de sua raiz o ' Chupasart' e técnicas novas da luta foram evoluindo, a mudança na arte continuou debaixo de outro Rei lutador – Prachao Sua - o Rei de Tigre. Ele amou Muay Thai tanto que ele mesmo lutava frequentemente mascarado em locais de competição, e normalmente derrubando os campeões locais. Durante o reinado do Rei de Tigre a nação estava em paz. O Rei manteve o exército ocupado, ordenou o treinamento em Muay tailandês. O interesse no esporte já era alto, mas agora o valor do Muay Thai havia aumentado consideravelmente. O Boxe tailandês se tornou a favorita brincadeira e passatempo das pessoas, do exército e do Rei.
Fontes históricas mostram que as pessoas de todos os níveis e momentos de suas vidas se reuniram para treinar em acampamentos. Ricos, pobres, jovens ou velhos, todos fizeram o treinamento