A geração da informática
A geração da informática teve início em 1940 com o surgimento do ENIAC, o primeiro computador eletrônico criado após a segunda guerra mundial. O seu projeto teve início em 1943 com o objetivo de realizar cálculos balísticos, mais não foi possível utiliza-lo durante a guerra, pois ela chegou ao fim em 1945, mesmo assim o ENIAC foi utilizado pelo exército americano por mais cinco anos no campo de pesquisas. Era um computador de grande porte, constituído por 18.000 válvulas que eram ligadas por quilômetros de fios ligados manualmente e queimavam com muita facilidade.
A segunda geração se deu na década de 1952, essa geração foi marcada com o surgimento dos transistores dos quais substituíram as válvulas e consequentemente houve uma drástica redução na quantidade de fios tendo em vista que cada transistores substituía dezenas de válvulas. Com essas melhorias feitas nos computadores eles estavam tornava-se menores, quanto ao seu processamento tanto com válvula e transistores o processamento era feito um de cada vez.
A terceira geração da informática ficou marcada com o desenvolvimento dos circuitos integrados (Solid Logic Techinology), uma técnica de microcircuito. Nesta geração os computadores podiam fazer várias tarefas simultaneamente. As técnicas de integração evoluíram de SSI (integração de pequena escala), para MSI (integração de media escala) e o VLSI (integração em muito grande escala), esse último tem essa classificação baseada na quantidade de componentes que o integra. Outro fator importante nessa geração foi o surgimento de linguagem orientada para problema específico, com todo esse avanço tecnológico os computadores foram ficando mais potentes e com um poder de processamento fantástico, as operações de cálculos realizadas em bilionésimos de segundos realizando até 1, 280.000 adições por segundo.
A geração seguinte tem como fator marcante o surgimento dos microprocessadores, a redução no tamanho dos computadores foi muito