filosofia aplicada ao servico social
A filosofia é entendida como algo enigmático, profundamente abstrato e distante da realidade. Essa visão decorre dos exemplos de trabalho dos pensadores que ao longo da história, refletem e buscaram diferentes respostas sobre as questões continuamente fazemos ao longo de nossa existência.
As principais característica da filosofia são: racionalidade com seus princípios, regras e formas conclusivas problemas pondo em analises suas respostas.
A importância social da filosofia e quebrar as barreiras para um individuo através de seu esforço e que alcance um estado pleno de satisfação que ocasionara um momento de felicidade.
Nos interessa aqui trabalhar com as consequências dos pensamentos do sistemas filosóficos para pratica educativa, estamos interessados em convencer cada educador a dedica-se a investigação filosófica em torno do seu próprio objeto de trabalho.
No inicio o serviço social no brasil em 1937, o objeto defino era o homem, pois entendiam que o mesmo era incapaz de se desenvolver socialmente.
Quanto a semelhança o serviço social tem uma profunda relação com a filosofia.
Um dos maiores desafios que o assistente social vive no presente e desenvolver sua capacidade de decifrara realidade e construir propostas de trabalhos criativas capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
A FILOSOFIA COMO CRITICA RADICAL DA SOCIEDADE
Ao contrario de ser questão de somenos importância, é relevante a clássica pergunta sobre a utilidade da filosofia. Esta ganha a mesma relevância se desloca para o campo da filosofia do direito, ou seja, da parte da filosofia que cuida direito.
A filosofia acrítica é, por isso, ela mesma de forma de ideologia, não há como pensar em transformação social, o que comanda a necessidade de que a jusfilosofia esteja irmanada com o ideal advindo da teoria critica.
Exatamente por isso, tem uma forte capacidade de detectar a opressão na vida social, os