SOBRE O PRINCÍPIO DA PRESERVAÇÃO DA EMPRESA
CURSO DE FÉRIAS – DIREITO EMPRESARIAL
DOCENTE: GUSTAVO XARÁ
DISCENTE: JOCILENE RAMOS, LAINA RODRIGUES,
VANESSA ALMEIDA
RESENHA CRITICA
SANTO ANTÔNIO DE JESUS
2015
RESENHA CRITICA
ASSOCIAR O FILME AO PRINCIPIO DE PRESERVAÇÃO DA EMPRESA:
O presente filme a ser analisado é “Too big to fail”, baseado em fatos reais produzido por Curtis Hanson, escrito por Andrew Ross Sorkin tem como proposito tentar mostrar como andava as pessoas e o mundo envolvido diretamente na crise, como os secretários de tesouraria, os CEOs dos bancos e o presidente do Banco Central, entre outros, estavam se comportando naquele momento. O objetivo principal do filme é apresentar como estava ocorrendo às negociações entre os Estados e os bancos em fase inicial de falência e o congresso.
Essa produção cinematográfica conta a história de uma significativa parcela das pessoas daquele País que antes não eram vistas como possíveis bons pagadores em conseguir o sonho da casa própria. Com a tentativa de realizar esse sonho o presidente dos estados unidos naquele momento resolve baixar o nível da análise de crédito, sendo assim, os bancos estadunidenses acabaram montando pacotes com hipotecas de imóveis, automóveis e os mais diversos tipos de financiamentos, repassando esses montantes para outros bancos.
Vale salientar que nesse momento o mercado estava aquecido as pessoas estavam pegando dinheiro emprestado com bancos, o setor imobiliário era algo extremamente lucrativo e os grandes diziam que ele nunca seria desvalorizado. Mas, esse pensamento fez com que os grandes que comandavam naquele momento não enxergassem que isso poderia gerar uma “ bolha” que poderia inflar e acabar com a economia do pais, e foi o que aconteceu.
O mercado imobiliário não estava mais sendo valorizado, milhares de americanos que custaram para conseguir uma casa acabaram sem saber o que fazer. Muitos foram pegos de surpresa, despejados,