FILOSOFIA AD1
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem: FILOSOFIA POLITICA I
Curso: FILOSOFIA
Professor: Nei Antonio Nunes
Nome do estudante: DELCIO PEREIRA DE SOUSA
Data: 25/03/2015
Questão 1. A natureza humana é um dos pilares sobre os quais cada um dos filósofos estudados em nossa unidade de aprendizagem sustenta sua teoria política. Como estes divergem entre si sobre qual o melhor modelo político, podemos dizer que discordam também sobre o que consideram por natureza humana? Escolha dois dos autores estudos para responder essa questão.
Discutir a compreensão de natureza humana por parte de filósofos e as consequências dissopara o modelo de Estado que propõem é primordial para que possamos compreender melhor as concepções de natureza humana assim como os homens deixam seu estado natural para constituir um Estado jurídico.
A teoria de todos os filósofos vistos é interessante, porém, escolheu-se o pensamento de Hobbes eLocke para confronto de suas ideias.
De acordo com Rocha e Queriquelli (2011, p.42),Hobbes pinta o cenário do estado de natureza como “a um ambiente hostil, uma vez que, nele, os sujeitos são impulsionados pelo medo e têm a presença do outro como perturbadora, ameaçadora”.
Parafraseando Hobbes, no estado de natureza, nada garante que o outro não atentará contra sua vida, que, em Hobbes, constitui o maior bem do ser humano. Por isso, a busca por melhores garantias de preservar a própria vida pode ser entendida como uma justificativa para aderir ao Estado, que, para este pensador, evoca um modelo coativo, a partir do qual as leis seriam tudo aquilo que o soberano ordenasse, sendo este desobrigado de cumpri-las. Hobbes distingue o mundo da natureza e o mundo artificial do Estado. Para ele, um e outro são matérias distintas de estudo. O primeiro deles, o estado de natureza, é aquele estado primitivo em que os homens, hedonistas, viviam supostamente à mercê de suas paixões, sem uma