filosofia ad1
01: Na Grécia antiga foram consolidadas várias cidades-estados, entre elas, a cidade de Atenas teve um grande destaque por criar a democracia direta consequentemente a consolidação da filosofia que é a reflexão, é critica e é análise. A filosofia aos poucos, foi conquistando seu espaço em um momento em que os mitos, que explicavam o surgimento de todas as coisas já não eram suficientes para esclarecer as dúvidas dos homens. A filosofia chegou fortalecida por fatos hist´ricos, como viagens maritimas, surgimento do calendário dentre outros que faziam com que as mesma se tornasse um conhecimento capaz de explicar as mudanças e maravilhas que ocorriam na natureza, mostrando a humanidade que o mundo não éra perigoso e cheio de monstros, como a mitologia pregava.
02: O senso comum são conhecimentos passados de geração a geração, sem comprovação científica. J´pa a filosofia vem do Grego philos ( amigos ) + sophia ( sabedoria ), e hoje é considerada como ato de refletir sobre algo, criticando-o e buscando explicações científicas para tal> desa forma, a filosofia no senso comum torna-se imprescindível na busca da veracidade dos fatos. Em contato com pessoas de nossa comunidade foi possível perceber que a palavra filosofia vem perdendo seu significado, não designado apenas o amor ou a procura pela sabedoria, mas um tipo especial de sabedoria que faz uma investigação em busca do conhecimento.
03: A filosofia e a ciência moderna buscam a constatação dos fatos atráves da comprovação cientifica dos mesmos. Galileu Galilei, pai da ciência moderna, foi o primeiro a constatar um fato através da discrição dos fenômenos, descritas em leis expressas por formulação matemática, marcando a transição da filosofia da antiquidade ao método cientifico atual. No entanto um verdadeiro filósofo nunca está satifeito, tornando-se um eterno pesquisador daquilo que para muitos já é verdadeiro.