filosofando
Nair dos Santos Silva
Nova Lima
2013
DESENVOLVIMENTO
Desde os idos mais remotos da humanidade, mesmo nas sociedades mais primitivas ou mesmo entre os animais, a busca pelo alívio da dor e pela cura das doenças sempre foi tentada.
Entretanto, a história demonstra que a sociedade, ao adquirir algum grau de desenvolvimento, conhecendo melhor o organismo, suas enfermidades e tratamentos, trata de normatizar a formação dos médicos e disciplinar o exercício da Medicina .
Atividade de Produção Textual
Nos primórdios do Serviço Social ele podia ser compreendido como uma forma de trabalhar em cima de questões sociais abrangendo suas diversas variações, tais como politicas sociais, públicas, empresariais, de organização da sociedade civil e movimentos sociais.
O Serviço Social no brasil surgiu como forma de compreensão aos massacrados pela maquina do capitalismo, estando diretamente ligada as transformações sociais, posteriormente foi acatado pela igreja católica que estruturou os conhecimentos com influencias europeia tendo como base os princípios messiânicos de salvar o corpo e a alma, e fundamentava-se no proposito de servir ao outro, viabilizando a formação dos primeiros profissionais em Assistência Social no brasil.
Diferente da Antropologia que buscar estudar e compreender a sociedade, o Serviço Social além de buscar a compreensão ele também busca a inclusão social e a participação das classes subalternas, por meio de formas alternativas e estratégicas de ação sempre focada na inclusão.
Posteriormente a questão social passou a manifestar-se por meio de vários outros problemas sociais, tais como, fome, desemprego, violência, exploração infantil dentre outros.
E as consequências da apropriação desigual do produto social.
Apesar