Filosifia
GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
GRUPOS SEPARADOS:
DISCIPLINA: Filosofia e Ética
NOME: Tavares
MATRÍCULA:
1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?
Durante a Antiguidade, os povos que viviam naquela época – assírios e babilônios chineses e indianos, egípcios, persas e hebreus – tinham uma visão própria da natureza e das diversas formas de como de apresentavam os fenômenos e processos naturais, porém foi com os gregos que esta visão se transformou em ciência, identificando o princípio deste pensamento que na sua fase inicial, conhecemos como filosófico-científico.
Este pensamento mítico busca a essência de um povo, explicando a realidade de onde se vive como a origem do mundo, o funcionamento da natureza e dos processos naturais e as origens deste povo, bem como seus valores básicos, ou seja, é o uso do mito para explicar e de como são explicadas, em um discurso (fictício ou imaginário) que se constitui.
Temos como modelo destes mitos as lendas e narrativas míticas que são produto de uma tradição cultural e folclórica do povo, que determina uma estrutura sócio-cultural dentro da sociedade como um todo e também no indivíduo que nela vive. Mito é então a própria visão de mundo dos indivíduos, a sua maneira mesmo de vivenciar esta realidade. Desta forma que os gregos viam na filosofia uma forma individual de saber que ultrapassa toda e qualquer estrutura ou dogmas.
2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.
Segundo o Wikipédia, “Na filosofia, o senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e