Administração geral
A inflação é definida pelo AURELIO, como o “desequilíbrio econômico caracterizado por uma alta geral dos preços e que provem o excesso do poder de compra da massa dos consumidores”, tendo em vista a oferta e a procura para esses produtos. Podemos observar a grande importância que ela desempenha em nossa economia, já que, está vinculada diretamente a compra e venda. De forma pratica em todos os seguimentos dos negócios é possível notar os efeitos da inflação, e os malefícios quando ela está em alta, não apenas para as empresas, mas principalmente no bolso do consumidor final.
Notamos por exemplo, no setor alimentício, a grande disparidade existente nos artigos consumíveis. Outrora avaliados em outros valores, vem então, sendo acrescidos um peso monetário cada vez maior. A cesta básica, composta por óleo, arroz, açucar, macarrão, feijão, entre tantos outros itens básicos, tem sofrido com a alta da inflação de forma importante. E os consumidores sente essa diferença.
Comprar tornou-se uma necessidade. As pessoas não estão interessadas com o futuro, como geralmente se fazia décadas atrás; hoje o importante é o presente. Assim, temos um grande índice de cartões de credito, crediários, e “parcelinhas que cabem no seu bolso.” Isso faz parte de um fenômeno matemático, estudado detalhadamente desde a descoberta dos números, já que, valores sempre interessaram os humanos. Dentro da matemática financeira, encontramos a taxa de