Filmes
O filme “Uma mente Brilhante" é um drama inspirado na vida do matemático John Forbes Nash, que em certo momento de sua vida é afetado pela esquizofrenia, o que prejudica sua carreira. Nash encara desafios que destruíram muitas outras pessoas com essa doença, porém com a ajuda de sua mulher, Alicia, conseguiu superar a tragédia e chegou até a receber o Prêmio Nobel de 1994.
Este filme baseado na biografia de John Nash escrita por Sylvia Nasar, e começa com a chegada de Nash à Universidade. Nash se mostra bastante antissocial e se enclausura de tudo e de todos, se recusa até mesmo em fazer as atividades para que não precise interagir com ninguém.
O personagem busca uma ideia original e para isso se inspira em pequenos detalhes do cotidiano, como por exemplo, o roubo de uma carteira. Mas esses tipos de estudos não o ajudavam, o que realmente colaborou para a formação da sua ideia original foi uma simples conversa de bar.
O trabalho de Nash começa a ser reconhecido, torna-se professor e conhece Alicia, sua aluna, com a qual se casa e tem um filho. Tudo corria bem até que Nash começa a ser perseguido por desconhecidos, não resiste à pressão e fica paranoico.
No decorrer da história Nash enfrenta vários desafios, luta contra esquizofrenia e também contra as pessoas que não acreditavam na sua recuperação, até que com a ajuda de sua esposa ele vence a batalha e finalmente tem o reconhecimento que tanto esperava ganhando o Premio Nobel de Economia em 1994.
Grande parte da história se passa no ambiente acadêmico na América do Norte, mais precisamente nos Estados Unidos, em um período que vai desde a chegada de Nash na Universidade de Princeton em Nova Jersey no ano de 1947, até o matemático receber o Prêmio Nobel de Economia em 1994.
Uma das maiores curiosidades do filme é o fato de o autor mostrar a história real de um jovem que é diagnosticado como esquizofrênico, a partir de então ele enfrenta uma batalha em sua própria