filmes
O Engenheiro civil é o profissional que se dedica à área de construções, sejam elas de edifícios, pontes, residências, redes hidráulicas, túneis, viadutos, etc. Para isso o mesmo realiza estudos e projetos, supervisiona e fiscaliza cada uma destas obras. As funções do engenheiro civil estão intimamente relacionadas com cálculos, desenhos, medições, análise de materiais brutos, como: pedra, madeira, terra, calcário, etc buscando um resultado final em estruturas, úteis para todos os seres, porém, nunca se esquecendo de pesquisar menores custos e maiores condições de segurança.
A sua formação habilita atuar em cinco grandes áreas, que são:
CONSTRUÇAO CIVIL E URBANA: estudo das propriedades dos materiais de construção civil, seu uso e sua dosagem; planejamento, orçamento e execução de obras.
ESTRUTURAS E FUNDAÇÕES: concepção, cálculo e análise das partes resistentes das edificações, pontes, barragens etc.
GEOTECNIA: estudo do comportamento de rochas e solos, visando o projeto e a construção de fundações, aterros, barragens etc..
TRANSPORTES: planejamento, projeto, construção e operação de meios de transporte: estradas, ferrovias etc.
HIDRAULICA E SANEAMENTOS: análise e projeto de meios para produção e distribuição de água potável, de esgoto e de chuva (recursos hídricos).
Como sua formação abrange diversas áreas do conhecimento, o engenheiro civil pode também atuar em instituições financeiras, nas áreas de administração e gerenciamento dos mais diversos setores da indústria. Também está apto a se tornar um empresário, criando sua própria empresa para atuar no setor da construção civil. Com possibilidades tão variadas de atuação, o profissional tem facilidade de encontrar um emprego no mercado de trabalho. Trata-se de um mercado muito promissor, considerando principalmente a atuação da construção civil, onde há um grande interesse no setor privado em construções de estradas, portos, hidrelétricas, etc.