filmes
O entendimento do principio de autodeterminação, na maioria das vezes, se apresenta para os Assistentes Sociais vinculado a uma concepção de valor, como um fim a ser desejado e é o valor da dignidade inerente de todo ser humano.
A seguir focalizaremos alguns depoimentos que parecem confirmar isso:
Considero valor, acho muito importante e tenho muita preocupação. É você respeitar as pessoas. E é isso o ponto principal até para você estabelecer um relacionamento. Você tem de partir daí, de respeitar o cliente dentro das limitações dele, do momento que ele está.
•Ic
Acho um valor, eu podendo utilizar, utilizo. Mesmo em determinadas circunstâncias eu acho que realmente você tem que utilizar, deixar que a pessoa decida mesmo às vezes entre duas opções.
_ Considero valor, apesar dos pesares, considero imprescindível que a gente pelo menos tenha em mente que ele --existe.
O pré-requisito do processo é o respeito à pessoa humana. Ligo conscientizar à autodeterminação, porque não adianta você tentar autodeterminar o cliente sem ele estar consciente daquilo que ele tem que fazer. Nosso trabalho é mais informativo, mais orientador.
Eu vejo a pessoa ou população não como um objeto de trabalho, mas como sujeito-comunicação, para mim ela é universalizada, quer dizer, o Homem fazendo sua história.
No entanto nos parece que pelos relatos apresentados, a maioria dos entrevistados, embora privilegiem a autodeterminação como valor