Filme uma lição de amor
RELATORIO EMBASADO NO FILME PATCH ADAMS
Trabalho realizado como pré requisito para a aprovação na disciplina de Elaboração de Trabalhos Científicos sob orientação da professora Graziela Siebert, do curso de Psicologia da Universidade do Estado de Minas Gerais - FEIT/UEMG.
Ituiutaba, 25 de abril de 2013
RELATORIO EMBASADO NO FILME PATCH ADAMS
O filme se inicia com a tentativa de suicídio do personagem Pacht Adams que voluntariamente é internado em um hospital psiquiátrico, Hunter "Patch" Adams descobre um belo dom de poder ajudar as pessoas usando o bom humor. Dois anos depois, Patch entra em uma universidade de medicina para se formar como um respeitável médico e ajudar o mundo colocando alegria no coração de seus pacientes. Em uma classe cheia, com pessoas desconfiando de suas notas e julgando mal seu modo de alegrar os doentes, Patch vai lutar contra um desafio, mas com isso vai pôr uma mensagem dentro da universidade que não só contagiará de alegria seus amigos, como também o mundo todo, pois ele provará que o amor é contagioso.
Com esse breve resumo do que o filme se trata em sua essência, de contra partida está a psicologia, neste contexto a psicologia hospitalar, que de acordo com Ferreira (2000, p.566) Psicologia é o “ramo da ciência que estuda a mente e os processos mentais, especialmente no que se relaciona ao comportamento do homem e doutros animais; conjunto de estados e disposições psíquicas e mentais de um indivíduo ou grupo de indivíduos”. A Psicologia Hospitalar no Brasil teve início em 1954 com Matilde Neder, ocasião em que foi convidada para participar em um trabalho que consistia em preparar pacientes para intervenção cirúrgica na Clínica Ortopédica e Traumatológica da USP em São Paulo. O trabalho hospitalar surgiu como um desafio necessitando da criação de modelos teóricos