Relatorio de aula prática movimento retilineo uniforme
ANÁLISE DE MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Ademir Batista 10294-13 Antonio Ceclair Fardin Junior RA 97771-2 David Américo Nakagawa RA 10708-13 Eliel Bruschi 10439-13 Engenharia Civil Noturno – Turma A – Professor Marcos Alves Maringá, 2013
Introdução Teórica e Objetivos
Dentre os movimentos estudados em Dinâmica, o Movimento Retilíneo Uniforme - MRU, é o mais simples que se pode descrever. Possui apenas duas variantes: a posição (S) e o tempo (t). No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais. Quando um objeto se desloca em trajetória retilínea e possui velocidade com módulo constante (aceleração nula ou desprezível) o mesmo se encontra em um MRU. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. A função horária da posição em relação ao tempo em um MRU é descrita por:
S= S0 + VT
Onde S é a posição do móvel no instante t, S0 é a sua posição no tempo t=0.
E a principal fórmula que define um MRU pode ser descrita por:
V=ΔS/ΔT
O movimento retilíneo uniforme pode ser dividido em progressivo e retrógrado. No movimento progressivo, o móvel caminha a favor da orientação da trajetória, seus espaços crescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é positiva. E no movimento retrógrado, o móvel caminha contra a orientação da trajetória, seus espaços decrescem no decurso do tempo e sua velocidade escalar é negativa.
Um MRU é regido pela primeira lei de Newton que diz: Um corpo permanece no seu estado de repouso ou movimento retilíneo uniforme, a menos que seja obrigado a mudar esse estado pela atuação de uma força resultante diferente de zero.
Este experimento tem como objetivo o estudo do MRU, por meio da medida da velocidade de um carrinho que desliza sobre um trilho de ar, obtendo-se o valor experimental de velocidade de corpos com massas distintas. O trilho de ar é usado para minimizar a força