Segunda lei de newton
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES II
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
UBERABA - MG
2013
UNIVERSIDADE DE UBERABA
CASSIANO DIAS DA SILVA
INÊZ DE FÁTIMA MARTINS
FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUAS APLICAÇÕES II
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA 01
MOVIMENTO RETILÍNEO UNIFORME
Trabalho apresentado ao componente curricular Fenômenos Físicos e Químicos e suas AplicaçõesII dos cursos de Engenharia da Universidade de Uberaba.
Orientador: Prof. Barbosa.
UBERABA - MG
2013
1. INTRODUÇÃO
Cinemática é o estudo dos movimentos sem a preocupação com as suas causas. Está dividida em: movimento retilíneo uniforme, movimento retilíneo uniformemente variado, movimenta de queda livre e movimento circular uniforme. Como não nos preocupamos com as causas do movimento, não há forças externas, a gravidade é constante, assim como a aceleração.
2. OBJETIVOS
* Estudar o movimento retilíneo uniforme e obter experimentalmente as equações de movimento de um corpo a ele submetido.
3. CONCEITUAÇÃO TEÓRICA
No movimento retilíneo uniforme (MRU), o vetor velocidade é constante no decorrer do tempo (não varia em módulo, sentido ou direção), e, portanto a aceleração é nula. O corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais, vale lembrar que, uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula (primeira lei de Newton - Lei da Inércia). Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média.
A função que representa a relação entre posição e tempo e define a velocidade constante, com o móvel percorrendo distâncias iguais em intervalos de tempos iguais é: s = s0 + v.t
Onde s0 é a posição inicial. Se V>0 o movimento será progressivo e se V<0 o movimento será retrógrado.
4. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS PERMANENTES NECESSÁRIOS *