Filme temps modernos
Relação do Filme Tempos Modernos com a Administração Cientifica.
O filme tem muitas relações com os princípios da administração cientifica desenvolvida por Taylor como a divisão do trabalho e especialização do operário. Estes princípios são evidenciados nas cenas em que aparece um rapaz trabalhando sem camisa e podemos notar sua grande capacidade física, diferentemente na linha de produção vemos funcionários menores haja vista a não necessidade de empregar tanta força, mas sim agilidade no desempenho das funções. No tocante a divisão do trabalho muito abordada por Taylor, ou seja, a quebra de um processo complexo em diversas etapas porém mais simples, no filme isso é mostrado também na linha de produção onde um funcionário aperta parafusos enquanto outro bate neste mesmo parafuso.
Neste filme vemos funcionários passivos e obedientes ausente de decisões, estas características também fazem parte do Taylorismo, no filme isto é identificado com o teste da máquina de alimentação, o funcionário não foi consultado se aceitaria o teste, mas sim foi obrigado a se submeter ao teste. Isto ocorre porque o sistema era para Taylor mais importante que o homem.
É possível observar neste filme a tentativa de padronização do homem, colocando um cronometro submetendo todos a trabalhar no mesmo ritmo não enxergando as diferenças de cada um.
Taylor primava pela eficiência produtiva por isso julgava correto cada funcionário desempenhar uma única tarefa, hoje vemos que o resultado dessa monotonia é a estagnação do operário.
Significado da proposta da Máquina de Comida.
A proposta da máquina de comida era otimizar a produção, diminuindo o tempo gasto pelos funcionários com o horário de refeição, o resultado seria maior produtividade.
Significado das cenas de Chaplin nas engrenagens.
O significado desta cena é a fadiga do funcionário causada pelo ritmo frenético de produção, que acabou levando-o a fazer parte das engrenagens da máquina que operava. Uma palavra