Cinema
“Playtime, Le Temps Des Loisirs”
Jacques Tati
Escola Superior Artística do Porto
Análise de Filmes – Carlos Melo Ferreira
Cármen Beatriz Cal Brandão no 5853, turma A
2011/12
Índice Introdução Biografia e Filmografia do autor Ficha Técnica de “Playtime, Le Temps Des Loisirs” Sinopse do filme Resumo do Filme Análise da Cenografia, Cor, Enquadramento e Movimento de câmara do Filme * Cenografia – influências e detalhes arquitectónicos * Cor – intenções e impacto visual no espectador * Enquadramento – planos e impacto visual * Movimento de câmara - tipos de movimento ou ausência do mesmo Conclusão Anexo – Imagens do Filme
Bibliografia e Webgrafia
Introdução
Para a concretização deste projeto optei por escolher a obra de Jacques Tati, “Playtime, Le Temps Des Loisirs”, primeiro porque é dos meus filmes franceses favoritos, depois pelo esplendor da obra em si no que toca á construção de cenário, de Figurinos, de caracterização de personagens e da imagem em termos técnicos, tudo isto transmite ao espectador um visual de um mundo completamente diferente e novo para a época.
Visual esse que até hoje se destaca e que é no fundo a essência do filme, sem ele, a meu ver, nada da comédia e das inúmeras situações sarcásticas feitas no mesmo seriam as mesmas ou teriam o mesmo impacto.
Em suma este trabalho trata-se de uma análise ao visual de um filme que consegue transmitir, sem grandes diálogos e intrigas, a ironia e de um mundo rodeado de modernices e tecnologia.
Biografia
Jacques Tatischeff nasceu em 1907, em Le Pecq, próximo a St. Germain – em- Laye, na França. Era neto, pelo lado paterno, de um adido militar da Embaixada da Rússia em Paris e, pelo materno, de Monsieur Van Hoof, na Place Vendôme, era referência para museus, coleccionadores e pintores renomados.
Jacques Tati cresceu sob a influência familiar de diversas