Filme Tempos Mordenos
O filme tempos modernos de Chaplin foi inspirado na fábrica da Ford, na época.
Quanto ás leis trabalhistas, mudou o fato de que lá se ganhava por produção, ou seja, se você produzisse "x" peças, ganhava o valor "x". Se não fosse trabalhar simplesmente não recebia. Hoje, sabemos que não é assim que acontece, pelo menos, não deveria acontecer, de acordo com as leis. Também podemos ver que na fábrica, cada funcionário exercia determinada atividade, sempre. E que ele nada sabia da função do outro. Hoje, as empresas exigem que sejamos mutáveis, que conheçamos de muitas coisas.
Com relação á coisas em comum, vemos como os trabalhadores estão sendo substituídos pelas máquinas. E como as coisas estão se modernizando a cada dia. Também vemos estresse no trabalho e a falta de investimentos da organização no seu funcionário.
As maquinas tomando o lugar do homem, e o homem tendo que trabalhar o dobro pra tentar segurar seu emprego
Em qualquer empresa que se tenha linha de produção, pode ver a correlação entre o filme e nossos dias atuais. A critica do filme tempos modernos era principalmente para mostrar que o homem praticamente virou maquina, ou parte de uma maquina e que até em seus momentos de ócio priva-se em continuar executando aquilo que faz em seu serviço.
Uma vez pago o funcionário por produção, o a força de trabalho torna-se parte de um processo tão industrial quanto à prensa fazendo a envergadura no acrílico. Assim, ser humano passa de homem para maquina, isso tanto no filme do Chaplin quanto nas empresas o trabalhador continua apertar parafusos.
Em todos os lugares que houver linha de produção haverá a realidade social retratada pelo filme em questão.