A cibercultura na Adolescência
INTRODUÇÃO
Atualmente vivemos num mundo dominado pelas Geração Y e Z, também chamada geração do milênio ou geração da Internet , são os nascidos após os anos de 1980 e 2000.
Essa geração desenvolveu-se numa época de grandes avanços tecnológicos e prosperidade econômica. Eles cresceram vivendo em ação, estimulados por atividades, fazendo tarefas múltiplas .
A geração Y, representava, em 2012, cerca de 20% da população global. Estas Gerações cresceram num mundo digital e estão, desde sempre, familiarizados com dispositivos móveis e comunicação em tempo real. São a primeira geração verdadeiramente globalizada, com tecnologia e usam-na desde a primeira infância. A Internet é, para eles, uma necessidade essencial e, com base no seu acesso facilitado, desenvolveram uma grande capacidade em estabelecer e manter relações pessoais próximas, ainda que à distância. A tecnologia e os dispositivos móveis (tablets e smartphones) em particular, criaram condições para ligarem-se e comunicarem entre si como nenhuma outra geração o tinha feito anteriormente, permitindo partilhar experiências, trocar impressões, comparar, aconselhar e criar e divulgar conteúdos, que são o fundamento das redes sociais.
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que a internet está muito mais presente hoje do que no passado, principalmente na vida dos adolescentes e das crianças, como ajuda a explicar este vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=qBHPqKzlbMM. Existem diversos meios de acesso ao espaço digital, através das variedades de ferramentas que esta indústria cibernética nos dá.
Com a cibercultura o usuário insere-se como produtor e desenvolvedor de conteúdo, não somente como receptor de mensagem postada por outro. Trazem um novo modo de pensar o mundo e conceber as relações com o conhecimento, fortificam a interatividade, porém com o desafio de fazer que a grande quantidade de informação seja uma produção de conhecimento. Muda também o tempo, o espaço e a forma de