Filme rio
DISCIPLINA: TÉCNICAS DE GUIAMENTO E OPERACIONALIZAÇÃO DE VIAGENS
PROFESSORA: JÉSSICA MONTEIRO
ALUNA: IZABELA ALBUQUERQUE
TEXTO SOBRE O FILME “RIO”
Analisando os aspectos gerais do filme Rio, a priori este trouxe uma imagem sobre o Rio de Janeiro bastante atual e realista. Todos aqueles filmes que retratavam o Brasil, e mais especificamente o Rio de Janeiro, exploravam a sexualidade da mulher brasileira e apresentava uma imagem que em que o Brasil seria basicamente floresta e praias, com mulheres bonitas e fáceis. Por isso, Rio é um longa metragem que merece aplausos. Ele conseguiu agregar os já famosos atrativos turísticos com os atuais atrativos e divulgá-los de uma forma sutil e divertida.
Os pontos positivos relatados são a hospitalidade do carioca, a paisagem natural privilegiada, mostra vários pontos turísticos, a malandragem do carioca em arranjar um jeito para os problemas, a música brasileira e o futebol, intencionalmente com uma partida entre Brasil e Argentina, além do carnaval como a principal festa do ano, que faz parar a cidade e onde todos fora do seu horário de trabalho saem às ruas para curtir o carnaval. Contudo, há pontos negativos como: o contrabando de animais, o menino que para ganhar dinheiro trabalha para os contrabandistas, mostra também a falta de segurança na cidade. Porém, indica que na favela também há famílias como em qualquer outro lugar, tem bailes onde o dançar e fazer festa é o que importa, além disso, a favela é um lugar que o turista pode transitar.
Com isso, o filme Rio traz mais pontos positivos do que negativos à cidade. É evidente que toda cidade tem seus problemas e não são somente os apresentados no filme, mas os turistas já os conhecem e com o longa metragem o Rio se torna uma ferramenta de divulgação e prepara a turista para querer conhecer o Rio de Janeiro, principalmente durante os eventos esportivos futuros como a Copa do Mundo 2014 e os Jogos Olímpicos