Filme peter pan e a adolescência
O filme Peter Pan mostra como é a vida de um menino que vive na “terra do nunca”, onde todos as suas vontades são realizadas sem o consentimento de um adulto. Ele se recusa a crescer e não quer que seus amigos passem por isso.
No filme mostra a relação que tem com os assuntos estudados até hoje sobre a adolescência. O Capitão Gancho é representado pelos medos e anseios que o adolescente passa, de não querer ter responsabilidades. Peter é líder de um bando, como ocorre com os adolescentes de rua. Eles carregam a responsabilidade no nome, por isso são tratados pelos apelidos, quando se sentem mais seguros. No filme também mostra a relação amorosa com Wendy, que é um pouco intrínseca, porém perceptível, se mostrando na puberdade, onde possui sentimentos de afeto pelo sexo oposto, induzindo o fim da infância. Mostra os conflitos que cada adolescente vive com seu corpo, seus pais e com a sociedade, de forma geral, e também o que acontece com relação aos grupos formados por eles, que de certa forma são mais importante do que os pais.
É relatado também no filme o conflito com os pais, quando acontece a fuga de Wendy e os irmãos da sua casa, onde vão à procura da liberdade.
Enfim, o filme relata bem os conflitos que os adolescentes vivem em relação ao mundo, o qual parece ser voltado contra si. Eles se sentes aprisionados e estão sempre à procura de liberdade e de sentimentos de apego aos seus amigos, onde se sentem