filme nome da rosa
A história acontece na Itália, no período da Idade Média, que foi marcado pela soberania da Igreja em relação ao povo, que não possuía nenhuma liberdade para contestar o seu dogmatismo. Como percebido no filme, a Igreja procurava sempre manter seu poder supremo, e por este motivo o acesso à biblioteca do Mosteiro era totalmente restrito, devido aos seus livros de conteúdo contestador da doutrina cristã, que poderia ser encontrado também nos livros de Aristóteles.
2).O que as universidades lecionavam no período medieval segundo o filme?
As Universidades representavam o forte poder da Igreja Católica que controlava diretamente a publicação de ideias sobre a humanidade. A produção de conhecimento era filtrada pelos padres católicos, com a preocupação de manter a hegemonia religiosa. Uma maneira de controle do clero perante a sociedade foi a junção, por exemplo, da razão com a fé. O período conhecido de patrística e escolástica foram alternativas criadas por padres como Santo Agostinho e São Tomás de Aquino na busca para legitimar a existência de Deus por meio também da filosofia.
3) O que o filósofo Guilherme tinha por método para solucionar os crimes no mosteiro?
A história do filme se passa no ano de 1327. Um frade Franciscano, Guilherme William de Baskerville (Sean Connery), e um jovem noviço, Adso von Melk (Christian Slater), chegam a um convento da Itália para participarem de um Conclave da Igreja Católica. No entanto, uma série de mortes dos monges deste convento chama a atenção de William que passa a investigar os crimes. Existe uma preocupação imensa de que tais fatos possam obstacular o encontro do clero para os debates. Ao mesmo tempo, devido ao radicalismo religioso tradicional do período bem como ao