filme em nome da rosa
Este filme é uma crônica da vida religiosa no século XIV, e relato surpreendente de movimentos heréticos. Para muitos críticos, o nome da rosa é uma parábola sobre a Itália contemporânea. Para outros, é um exercício monumental sobre a mistificação.
2- idade média, seculo xIv no ano de 1327
3- A expressão "O nome da Rosa" foi usada na Idade Média significando o infinito poder das palavras. A rosa subsiste seu nome, apenas; mesmo que não esteja presente e nem sequer exista. A " rosa de então" , centro real desse romance, é a antiga biblioteca de um convento beneditino, na qual estavam guardados, em grande número, códigos preciosos: parte importante da sabedoria grega e latina que os monges conservaram através dos séculos.POR QUE "O NOME DA ROSA" se chama assim.
Porque toda flor morre.
A flor que recebeu o nome de rosa é mortal - a flor morre. Mas, o nome da rosa (a palavra "rosa") é imortal? A palavra será assim para sempre, sem mudar? Quem tem certeza do futuro?
Esta é a comparação que o filme faz entre a Era Medieval e o nome da flor. Pois a igreja daquela época se considerava eterna e que ninguém nunca fosse descobrir as verdades.
4- Entre os séculos XII e XIII temos o surgimento da escolástica, que constitui o contexto filosófico-teológico das disputas que se dão na abadia em que se situa O Nome da Rosa. A escolástica significa literalmente "o saber da escola", ou seja, um saber que se estrutura em torno de teses básicas e de um método básico que é compartilhado pelos principais pensadores da época.Neste tratado, Santo Agostinho estabelece precisamente que os cristãos podem e devem tomar