Fichamento
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CCSA
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS- MANHÃ
DISCIPLINA: METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
PROFESSOR (A): TALITA SILVA BEZERRA
ALUNA: PALOMA FONTELES FERREIRA
ASSUNTO: Fichamento- “Teoria e prática científica”
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª edição. São Paulo: Cortez, 2007.
3.1. O Método Como Caminho do Conhecimento Científico
“A ciência utiliza-se de um método que lhe é próprio, o método científico, elemento fundamental do processo do conhecimento realizado pela ciência para diferenciá-la não só do senso comum, mas também das demais modalidades de expressão da subjetividade humana, como a filosofia, a arte, a religião”. (p. 102)
“Ao trabalhar com seu método, a primeira atividade do cientista é a observação dos fatos”. (p. 102)
“A percepção de uma situação problemática que envolve um objeto é o fator que desencadeia a indagação científica”. (p.102)
“(...) Aí entra em ação novamente o poder lógico da razão: a razão, com sua criatividade, formula uma hipótese, ou seja, propõe uma determinada relação causal com a explicação”. (p. 103)
“Formulada a hipótese, o cientista volta ao campo experimental para verificá-la. É o momento da verificação experimental, do teste da hipótese. (...) Se confirmada a hipótese, tem-se então a lei”. (p. 103)
“Por outro lado, pode ocorrer ainda que várias leis referentes a vários setores de fenômenos têm a possibilidade de, por sua vez, ser unificadas numa lei mais abrangente, que é a teoria”. (p. 103)
“A ciência, trabalha, pois, com raciocínios indutivos e com raciocínios dedutivos. Quando passa dos fatos às leis, mediante hipóteses, está trabalhando com a indução; quando passa das leis às teorias ou destas aos fatos, está trabalhando com a dedução”. (p. 105)
“A técnica como poder de manejo do mundo físico, atuou como mais um argumento a favor da veracidade da ciência (...)”.