Filme muito além do peso- caminho incerto
O filme ”Muito além do peso”, dirigido por Estela Renner, fala sobre a obesidade infantil, um problema que pode ocasionar diversos outros, como as doenças crônicas não transmissíveis, envolvendo diabetes, hipertensão arterial, doença renal, hepática e cardiovascular, além de determinados tipo de câncer. Essas doenças são a maior causa de mortes do mundo.
A obesidade infantil é resultado da má alimentação das crianças, e o resultado disso são as complicações que as doenças crônicas podem causar futuramente. Essas doenças são silenciosas e capciosas, ou seja, o começo da doença parece não atacar o corpo humano, mas, com o tempo e lentamente, o corpo sofre as conseqüências bruscamente. O estilo de vida atual das pessoas em geral colabora para o aumento da incidência dessas doenças, como: hábitos alimentares ruins, sedentarismo e questões psicológicas.
Mas, esse estilo de vida não começou de uma hora pra outra, muitos fatores externos contribuem para isso, e o filme sobre obesidade infantil mostra-os claramente. A falta de conhecimento da população em relação ao que comem e ao que entregam para os seus filhos comerem é absurda. Em muitos momentos do filme, a repórter questiona os ingredientes que as pessoas estão consumindo, e elas, na maioria das vezes, ou respondem erroneamente ou nem sequer respondem. As pessoas apenas se deixam levar pelo excesso de propaganda dos produtos industrializados - como refrigerantes, bolachas, fast-foods - que, com certeza, fazem de tudo para hipnotizá-las, e juntando o abuso da propaganda com a falta de conhecimento nutricional e de políticas sociais, os produtos acabam sendo comprados e consumidos com freqüência. O nível sócio-econômico de algumas populações também influencia na carência da boa alimentação, já que as opções de produtos gordurosos, extremamente açucarados, com muito óleo, sódio, são mais baratas. Em alguns casos, o problema de renda não é o problema maior, e sim o