Filme mandela
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM COMPONENTE CURRICULAR: SAÚDE E SOCIEDADE – TEÓRICA 40 h/a ORIENTADORA: MARIA DA CONSOLAÇÃO PITANGA DE SOUSA. PERÍODO: 2012.01 PRIMEIRA SÉRIE TURNO: TARDE
ANÁLISE DO FILME MANDELA – A LUTA PELA LIBERDADE
FRANCISCO MOISES SOUSA B. JUNIOR.
JOELINE NASCIMENTO LEMOS.
LUCIANO LUZ RIBEIRO.
SUELSON GONÇALVES DOS SANTOS.
WANDERLENE DE OLIVEIRA DO NASCIMENTO.
TERESINA – PÍ
2012
JUSTIFICATIVA
Através da belíssima obra que é “Mandela – A luta pela liberdade” vimos de uma forma bem lúdica como era o contexto social vivido pelas pessoas na época do Apartheid, que era o regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, econômicos e sociais.
Frente a luta um advogado, Mandela começa uma luta contra o regime do apartheid onde a maioria de negros é oprimida pela minoria os brancos, durante o movimento anti-apartheid Mandela é preso e o povo por não ter direito a livre expressão e a voz ignora sua própria condição.
Buscando levar a refletir sobre a temática que mostra o filme, vemos à polêmica que trás as desigualdades sociais, retratadas de forma clara pela situação vivida pelos povos africanos e a luta de um homem pela liberdade, que não seria a sua mas de um povo.
MANDELA – A LUTA PELA LIBERDADE
Abordando de maneira central os casos de desigualdades sociais, e mostrando o racismo que as pessoas brancas tinham pelas pessoas negras, trás o regime político ditatório que atuava na África do Sul na época, as opressões militares, o abuso de poder, o autoritarismo. A guerra civil que assolava a nação africana, que era uma constante briga pelo poder, onde os brancos não aceitavam e muito menos