Filme frida
''Frida'', é um filme biográfico sobre a vida da pintora mexicana Frida Kahlo, nascida em 6 de julho de 1907.
O filme mostra a verdadeira realidade intensa e conturbada da artista, que sofreu a vida toda.
Em 1913, com seis anos, Frida contrai poliomielite a primeira de uma série de doenças. A poliomielite à deixou com uma lesão no pé direito.
A sua adolescência foi interrompida por um grave acidente de trem, Frida sofreu vária fraturas e uma barra de ferro atravessou-a entrando pela bacia e saindo pela vagina. Frida ficou muitos meses entre a vida e a morte no hospital, teve que operar diversas partes e reconstruir por inteiro seu corpo, que estava todo perfurado.
Frida ficou de cama por vários anos, com dores e duvidas sobre voltar a ter uma vida normal. Mas a pintura lhe deu forças para superar isso, ela pintava o que sentia, de maneira espontânea. Seu pai mandou colocar um espelho em cima de sua cama que a auxiliava em suas pinturas.
Frida, queria se tornar independente mesmo com os problemas para se locomover, então começou a oferecer seus quadros para venda. Assim conhece Diego Rivera, um pintor bastante famoso na época, os dois começam um romance, e logo depois se casam. Frida conhece o mundo ao lado de Diego, e difunde suas pinturas. Ela tenta engravidar, só que acaba perdendo o bebê, devido ao acidente. Frida sofre com esse casamento, por causa da deslealdade do marido e descobre sua bissexualidade.
Em 13 de julho de 1954, Frida que havia contraído uma forte pneumonia, foi encontrada morta. Seu atestado de óbito registra embolia pulmonar como a causa da