filme Elizabeth
O filme britânico lançado em 2007 é a continuação de “Elizabeth” (1998). O filme tem início no final do século XVI, mostrando os acontecimentos desde que Elizabeth assumiu o trono Inglês. Com seu país quase quebrado, Elizabeth, ainda repudiada pela Igreja Católica e, principalmente pelo Rei Filipe I, da Espanha, o qual deseja colocar sua filha Isabella no lugar de Elizabeth.
O filme também mostra Mary Stuart, prima de Elizabeth e antiga Rainha da Escócia, que é mantida presa em um castelo. Com o apoio do Vaticano, Mary Stuart acredita possuir os direitos do trono Inglês. Conta com a ajuda de confederados na Inglaterra, os quais esperam suas ordens para assassinar Elizabeth.
Durante uma sessão na corte, Elizabeth recebe Walter Raleigh, um explorador que já conheceu o Novo Mundo (América), e que leva presentes à Rainha. Raleigh busca fundos para que possa fazer uma nova viagem ao novo continente. Interessada pelo viajante, a Rainha se encontra com Raleigh, quando ele conta a ela suas aventuras.
Enquanto isso, o Rei Filipe recebe permissão do Vaticano para começar a empreitada contra a Inglaterra, com a intenção de levar sua filha para o trono Inglês. Também aliada à empreitada, Mary Stuart coloca os planos do assassinato de Elizabeth para funcionar. Mas, quando o assassino tem a chance de matar a Rainha, a arma utilizada estava sem balas. Descoberta como mandante, Mary Stuart é presa por traição e, mais tarde condenada à morte por Elizabeth.
Com o passar do tempo, descobre-se que Mary Stuart havia sido usada como isca por aqueles que desejavam a queda da Inglaterra protestante, pois a condenação de uma católica em Mary Stuart, é a brecha necessária para que o Rei Filipe e sua Espanha católica declarasse guerra contra a Inglaterra. E a partir deste momento tem início uma grande sequência de batalhas, principalmente marítimas.
Em crise, a Inglaterra se vê em desvantagem numérica em relação aos espanhóis. Mas, se utilizando